Chuva de arroz
Uma alternativa mais ecológica para este ritual?
O Casamento é um ritual importante e já está presente na nossa cultura desde muitos séculos. Este ritual surgiu pela primeira vez na Roma Antiga. A cerimônia de casamento daquela época carregava consigo elementos semelhantes aos casamentos de hoje. A noiva também estava vestida com trajes especiais, com flores brancas e espinhos no cabelo ao invés dos habituais ganchos e enfeites para fixar o penteado.
Todos estes objetos tinham um motivo, uma razão: as flores significavam o desejo de boa sorte e felicidade. Os espinhos afastavam os maus espíritos. O véu veio depois, uma referência à deusa romana Vesta, protetora dos lares e também símbolo da honestidade e virgindade da noiva.
O simbolismo em torno do casamento é bastante interessante. O bouquet de casamento remonta à Idade Média, quando as mulheres carregavam ervas aromáticas para afastar os maus espíritos. Com o tempo, foram surgindo os significados de cada flor. O uso de véu de noiva era uma prática na Grécia antiga para proteger contra o mau-olhado. Houve uma troca de alianças, mas entre famílias. A cor era diferente: vermelho, símbolo de sangue novo em uma nova família. O branco veio em seguida. Em nossa cultura de origem cristã, o branco representa a pureza, a virgindade. Em outras culturas, como na cultura chinesa, é a cor vermelha. Existem diferenças dependendo de onde essas celebrações de casamento são realizadas.
Este ritual com um grande simbolização une duas pessoas graças ao Direito Civil ou graças a Igreja. Os casamentos são compostos de tradições, ou seja comportamentos sociais que duram desde muito tempo. As tradições surgem de histórias, rumores ou lendas que podem afastar o comportamento do motivo da origem.
Uma dessas tradições é a chuva de arroz, que se faz aos noivos, recém casados quando saem da igreja. Este ritual vem da antiga China que simboliza o desejo de fartura, prosperidade e fertilidade ao casal. É muito bonito de se ver, mas na nossa opinião, tornou-se num desperdício de comida. Por isso trazemos uma alternativa muito engraçada para esta tradição : porque não utilizar sementes (comida para pássaros)?
As sementes poderiam estar misturadas com alguns bagos de arroz, mas ter principalmente comida para pássaros. O pátio da igreja estaria limpo e não haveria tanto desperdício de comida : opção mais ecológica.
Ainda vos damos outras ideias se não quiser optar por esta alternativa. Há alguns casais que optaram por utilizar confetis, pétalas, folhas de oliveira ou até mesmo bolinhas de sabão.
Sugerimos outra ideia que daria um efeito bonito num casamento de noite ou ao pôr de sol. Houve alguns casais que, em vez de haver uma chuva - de arroz, sementes ou outro - decidiram de criar um túnel com sparkles (foguetes). Isso faz um efeito muito bonito, mas lembre-se que eles têm de ter pelo menos 50 ou 70cm.
Deixe-nos um comentário